Quem somos

CRIAÇÃO E ORGANIZAÇÃO

PAULO AURELIANO DA MATA (Inhumas – GO, Brasil. 1987) vive e trabalha entre o Brasil e Portugal. É performer e historiador da arte, membro fundador da Cia. Excessos e da eRevista Performatus, e organizador e diretor da Mostra Performatus. Atualmente, é mestrando em Práticas Artísticas Contemporâneas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em Portugal. Licenciou-se em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Participou das coletivas nacionais e internacionais: A Ilha (Sput&Nik The Window, Porto, Portugal, 2016); Sob (Ul)Trajes e Gozos (Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense, Ovar, Portugal, 2016); 19ª Traverse Vídeo: l’Atypique Trouble (Museu de Arte Moderna e Contemporânea Les Abattoirs, Toulouse, França, 2016); XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira: “Olhar o passado para construir o futuro” (Vila Nova de Cerveira, Portugal, 2015); Maria de Todos Nós: 50 anos de Maria Bethânia (Paço Imperial, Rio de Janeiro, Brasil, 2015); Under the Subway Video Art Night (The ANNEX Art Social Space, Nova York, Estados Unidos; Project Space Kleiner Salon, Berlim, Alemanha; 2015); Múltiplas Perspectivas e não menos Contradições e Sonhos (I Bienal da Maia: Lugares de Viagem, Maia, Portugal, 2015); Rapid Pulse International Performance Art Festival 2015: Video Series (Defibrillator Performance Art Gallery, Chicago, Estados Unidos, 2015); (Tra)vestir um fa(c)to (Espaço MIRA, Porto, Portugal, 2015); Vitrine de Projetos: Ensaios sobre a Fronteira (Fundação Memorial da América da Latina, São Paulo, Brasil, 2014); Corpo (i)materializado (Mostra Performatus #1, Central Galeria de Arte, São Paulo, Brasil, 2014); Moda e Religiosidade em Registos Corporais (Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura, Guimarães, Portugal, 2013); Dzień Światła 2012 (Galeria Otwarta, Wrocław, Polônia, 2012); entre outras.

Em 2015, com Tales Frey, fez curadoria da exposição ÁguaAr de Suzana Queiroga no CAAA em Guimarães (projeto financiado pelo Governo de Portugal – Secretário de Estado da Cultura e DGArtes – Direção Geral das Artes); e da exposição Trabalha-dores do Cu no Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos no Porto, ambas cidades de Portugal. Já em 2014, com Tales Frey, realizou e fez curadoria da MOSTRA PERFORMATUS #1 na Central Galeria de Arte em São Paulo. Também, nesse mesmo ano, com Tales Frey, fez curadoria da exposição Priscilla Davanzo: Lugares da Escrita no CAAA em Guimarães, Portugal. E em 2013, com Tales Frey, fez curadoria da exposição Beija-me na Estação Cultura em Catanduva, SP, Brasil.

Os principais cursos de formação contínua nacionais e internacionais que praticou são: Laboratory Karawanasun (com Rena Mirecka no Instytut im.Jerzego Grotowskiego em Brzezinka, Polônia); Au Cœur du Son (com Jarosław Fret, Aleksandra Kotecka, Tomasz Wierzbowski, Jean-François Favreau e outros membros do Teatr ZAR na Arta Cartoucherie em Paris, França); Practical workshops of The Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards (com Mario Biagini e Thomas Richards na Fondazione Pontedera Teatro e no Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Richards em Pontedera, Itália); Odin Week (com Eugenio Barba e Odin Teatret em Holstebro, Dinamarca); La Esencia del Actor a través del Movimento y La voz (com Yoshi Oïda no Estudio Dramático em Valência, Espanha); Workshop com José Celso Martinez Corrêa na Casa de Dramaturgia Carioca no Rio de Janeiro, Brasil; entre outros.

Em 2014, sua obra Homenagem a Oscar Niemeyer integrou permanentemente o acervo da Fundação Memorial da América Latina (São Paulo, Brasil) e, também nesse ano, com a obra El Minotauro #2, ganhou em terceiro lugar dentro da categoria PHOTOGRAPHY no 2014 EMERGING EROTIC ARTIST CONTEST da Tom of Finland Foundation (Los Angeles, Estados Unidos).

Organizou e traduziu, com Suianni Macedo, o livro Henri de Gissey de Paris: desenhista ordinário dos divertimentos e dos balés do Rei (1608 – 1675) de Anatole de Montaiglon; com Tales Frey e Suianni Macedo, o livro Cia. Excessos: Entre Arquivo e Práticas Contemporâneas; com Tales Frey, a catalogação Evocações da Arte Performática (2010-2013); e, atualmente, com Tales Frey, organiza a autobiografia Quinze anos de minha vida de Loïe Fuller; e o livro Em Umas Bandas.

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TALES FREY (Catanduva, Brasil. 1982) vive e trabalha entre o Brasil e Portugal. Artista performático, videoartista, crítico de arte e encenador, realiza obras amparadas tanto pelas artes visuais como pelas cênicas. Atualmente, está em fase de conclusão de um doutorado em Estudos Teatrais e Performativos pela Universidade de Coimbra em Portugal, onde desenvolveu a tese-projeto (Practice-led Research) Performance e Ritualização: Moda e Religiosidade em Registros Corporais. Fez Mestrado em Estudos Artísticos – Teoria e Crítica da Arte pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e uma especialização em Práticas Artísticas Contemporâneas pela mesma instituição. Sua formação é em Artes Cênicas com habilitação em Direção Teatral pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, instituição onde manteve vínculo para cursar uma graduação em Indumentária na Escola de Belas Artes da UFRJ.

Alguns de seus trabalhos integram permanentemente acervos como o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP), o Instituto Municipal de Arte y Cultura de Puebla no México e a Pinacoteca João Nasser em Catanduva (SP, Brasil).

Recebeu o prêmio “Artista revelação” no 18º Salão Contemporâneo pertencente ao Salão de Artes Plásticas de Catanduva. No festival Aldeia FIT 2006 de São José Rio Preto (SP, Brasil), recebeu o prêmio de Melhor Figurinista.

Ao vivo, apresentou-se nos seguintes espaços e eventos: Teatro Municipal Rivoli em janeiro e março de 2015 no Porto em Portugal; Bienal da Maia em junho de 2015 em Portugal; em 2015, no SESC Santana, SESC Rio Preto e SESC Campinas; p.ARTE em maio de 2014 em Curitiba (PR, Brasil); SESC Piracicaba em 2014; Performance Platform Lublin 2013 na Polônia na Galeria Labirynt; Rapid Pulse International Performance Art Festival na Defibrillator Performance Art Gallery em Chicago em 2012; Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos em 2012 no Porto em Portugal; 25ª e 26ª Feira Franca no Palácio das Artes/Fábrica de Talentos em 2012 no Porto em Portugal; Stockholm Fringe Fest 2011 em Estocolmo na Suécia; Festival de Performance de Belo Horizonte 2011; SESC Taubaté em 2010; Alma da Rua na cidade do Porto em Portugal em 2009 e 2010; MOLA no Circo Voador no Rio de Janeiro em 2007 e 2009; SESC Bauru em 2009; Funarte-São Paulo em 2008; SESC Campos em 2007; Caixa Cultural Rio de Janeiro em 2007; entre outros.

Tales mostrou a exposição Moda e Religiosidade em Registros Corporais na cidade de Guimarães em Portugal no Centro para os Assuntos da Arte e da Arquitectura, no SESC Campinas e SESC Rio Preto; mostrou ainda a exposição (Tra)vestir um Fa(c)to no Espaço MIRA na cidade do Porto; Orexia no Barracão Maravilha na cidade do Rio de Janeiro; e a exposição Beija-me na Estação Cultura – Secretária Municipal de Cultura de Catanduva em março de 2013 e no SESC Ribeirão Preto em janeiro de 2015.

Participou das exposições coletivas: Kuala Lumpur 7th Triennial – Barricade em 2013 (Kuala Lumpur, Malásia); XVIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira: Olhar o Passado para Construir o Futuro em 2015 (Cerveira, Portugal); I Bienal da Maia: Lugares de Viagem em 2015 (Maia, Portugal); I Bienal de Gaia 2015 (Gaia, Portugal); TRANS[acto] TRANSDISCIPLINARY ANTI-ARTISTIC PROJECT] #01 (Coimbra, Portugal), TRANS[acto] TRANSDISCIPLINARY ANTI-ARTISTIC PROJECT] #02 (Boa Vista, Brasil); Cemitério do Peixe – Morte e Magia nas Artes Visuais em 2015 (Conceição do Mato Dentro, Brasil); Brasil: Ficções no Armazém do Chá em 2015 (Porto, Portugal); O Passeio, a Escuta e o Respirar da Acção na Quinta de Bonjóia (Porto, Portugal); tpa Exchange na Galleria Moitre em 2015 (Turim, Itália); Corpo (I)materializado na Central Galeria de Arte (São Paulo, Brasil); 1º Bienal Internacional de Videoarte y Animación Puebla 2014 (Puebla, México); 18º Salão de Artes Plásticas de Catanduva (Catanduva, SP, Brasil); Trees Outside the Academy no Centro para os Assuntos da Arte e Arquitectura em 2015 (Guimarães, Portugal); SENTIDO(S) – DIRECTION(S) # 2 no Fórum Maia em 2014 (Porto, Portugal); Corpos Ausentes na Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte durante o III Circuito Regional de Performance BodeArte em 2013 (Natal, Brasil); Trânsitos / visualidades em 2013 (Vitória, Brasil); Love me no Espaço de Intervenção Cultural Mercado Negro em 2011 (Aveiro, Portugal); entre outras.

Com Paulo Aureliano da Mata, realizou a curadoria da Mostra Performatus #1 na Central Galeria de Arte em São Paulo em 2014; da exposição Priscilla Davanzo: Lugares da Escrita no CAAA em Guimarães, Portugal, em 2014; da exposição ÁguaAr de Suzana Queiroga no CAAA em Guimarães, Portugal, em 2015; da exposição coletiva Trabalha-Dores do CU no Maus Hábitos em 2015.

Com vídeos (videoarte, videoperformance, etc) e outras obras, exibiu seu trabalho em: The Kichen em New York em 2012 no lançamento do Emergency Index 2011; Short Fim Corner do Festival de Cannes em 2011; KLEX in Georgetown Festival em Penang na Malásia em 2012; The Biennial 6th Bangkok Experimental Film Festival (BEFF6); KLEX – The Kuala Lumpur Experimental Film and Video Festival em 2011 na Malásia; Direct Action no Institut Für Alles Mögliche em 2011 em Berlim; Cine Design em 2010 no Recife; Videoforms Festival em 2010 em Clermont-Ferrand na França; Supermarket Art Fair em 2010 em Estocolmo na Suécia; Kulturpalast Wedding Internacional em 2009 em Berlim na Alemanha; Alucine Toronto Latino Media Festival em 2009 em Toronto no Canadá; Artists Acces Televiosion em 2009 em São Francisco nos Estados Unidos; Contato em 2009 em São Carlos, Brasil; Magasin em 2009 em Belgrado na Sérvia; V.ART09 em 2009 em Varnamo na Suécia; Wikitopia em 2010 em Hong Kong na China; London Premiere em 2010; Experimenta! no SESC Campinas, SP, Brasil; Galerie Carla Magna em 2010 em Paris na França; VideoDanzaBa em 2011 em Buenos Aires na Argentina; 4º Festival Internacional de Videoarte de Camagüey em 2011 em Cuba; FILMIDEO no Index Art Center em 2012 em New Jersey nos Estados Unidos; Ciclo Nómada em La Tabacalera em 2012 em Madrid na Espanha; Videada vol. 05. no Elgalpon Espacio em 2013 em Lima no Peru; além de outros.

Tales é membro fundador da revista eletrônica Performatus e da Cia. Excessos e é autor do livro Discursos críticos através da poética visual de Márcia X. e organizador, com Paulo Aureliano da Mata, da catalogação Evocações da Arte Performática (2010-2013).

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