Linha editorial

A partir das reflexões sobre a arte contemporânea e, mais especificamente, sobre o gênero artístico da performance, a eRevista Performatus vem a ser uma concretização de um veículo para promover a reunião de estudos sobre esta manifestação que tanto renuncia rótulos e se move sempre em direção ao interdisciplinar. Da raiz etimológica da palavra “performance”, podemos recorrer ao latim, de onde emergiu o termo “formare” – que denota “dar forma” – e “performatus” – que quer dizer “acabado de formar” – e, com estas etimologias do termo, podemos perceber a base comum da performance tanto nas artes plásticas como nas artes performativas.

“Performatus”, palavra que origina o nome do nosso objeto de pesquisa também deriva de onde nasce a língua comum do corpo integrante dessa eRevista, a língua portuguesa, a qual é aqui apresentada com características próprias de cada território em que é escrita e falada.

Performatus, eRevista semestral especializada em estudos performativos, foi “acabada de formar” em novembro de 2012 sob criação de Paulo Aureliano da Mata e Tales Frey, ambos fundadores da Cia. Excessos.

Performatus, ainda, propicia publicações de livros, exposições, residências artísticas e eventos com base no gênero artístico da performance, além de reunir uma coleção privada de obra de arte.